quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PROJETO DE 200 Km DE REFLORESTAMENTO


O projeto de carbono do Corredor da Biodiversidade Emas-Taquari, localizado nos municípios de Mineiros (GO), Alcinópolis (MS), Costa Rica (MS) e Chapadão do Sul (MS), vai reflorestar com mudas nativas do Cerrado quase 600 hectares de mata, removendo da atmosfera 206.114,60 toneladas de CO2 equivalente (um crédito de carbono equivale a uma tonelada de CO2 equivalente). O projeto tem um raio de atuação de 200 quilômetros.
Um terço desses créditos já foi comprado pela empresa Natura Cosméticos S/A. O projeto acabou de receber também a certificação do Voluntary Carbon Standard (VCS), reconhecida como uma das mais criteriosas no mundo em termos de padrões de mensuração de carbono. Além disso, o Corredor da Biodiversidade Emas-Taquari foi certificado no padrão Climate, Community and Biodiversity (CCBS), o que significa que além de atender a critérios climáticos também produz benefícios à comunidade e biodiversidade local. Neste último quesito, foi contemplado no nível gold, que significa ganhos excepcionais à biodiversidade.
Para entender onde (e a importância) desse projeto, as áreas escolhidas nos quatro municípios são estratégicas para restaurar a conectividade de remanescentes florestais entre o Parque Nacional de Emas e Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. Dessa maneira, o corredor ecológico de biodiversidade garantirá também a conservação de recursos hídricos, a recuperação de passivos ambientais e a possibilidade de trocas genéticas da fauna e flora do Cerrado na área comum da reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário