terça-feira, 4 de janeiro de 2011

LIDERAR SUA EQUIPE

LIDERAR é planejar, organizar, controlar e principalmente conseguir resultados com e através das pessoas, seja nas relações com os colaboradores com superiores e colegas, estabelecendo uma comunicação eficiente e um estilo de liderança adequado. Líder é aquele que tem seguidores. Quando o líder consegue ser admirado, respeitado e imitado por seus seguidores, ele conquistou o poder legítimo, sua autoridade foi socialmente legitimada.


O líder competente é aquele que conduz o seu grupo com sabedoria e de forma eficaz. Tudo o que se propõe a fazer procura realizar da melhor forma possível. Se ainda não possui o conhecimento necessário para desenvolver determinada atividade, procura adquiri-lo de forma á sempre levar segurança ao grupo com quem trabalha. Se não dermos um voto de confiança às pessoas que lideramos é possível que sempre monopolizemos a execução de todas as atividades, transformando nossos liderados em meros espectadores. O líder toma a iniciativa, emerge com uma idéia que é seguida pelos outros, um pouco talvez por conhecer mais sobre o campo em debate específico. Os outros seguem-no vigorosamente. Deve ter classe e carisma, conseguir-se libertar das dificuldades.



Para ser líder é preciso saber como manter uma equipe unida e concentrada e ao mesmo tempo, disposta a trabalhar em alianças e ainda é preciso ser inovador e inspirar confiança.



Atualmente líderes e gestores vivem num contexto organizacional que exige de cada um deles diferentes estilos de lideranças para atingir suas metas e objetivos dentro da equipe. Cada funcionário ou cada situação merece um estilo diferente de seu líder para solução do problema ou condução do projeto.

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