segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DICAS PARA EVITAR LESÕES NO TRABALHO REPETITIVO

 Milhares de trabalhadores se lesionanm no seu local de trabalho. E muitos sequer investigam o problema, o que pode trazer mais transtornos do que parar por apenas um dia, ou por um tempo pequeno, para cuidar da própria saúde. As lesões que mais afetam os trabalhadores são aquelas originada no esforço repetitivo, como as sobrecargas ósseas e, principalmente, as tendinites.

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam um aumento 12,7% no número de acidentes de trabalho entre os anos de 2007 e 2008, passando de 659.523 casos para 747.663. O tempo de afastamento da atividade varia de acordo com a extensão do dano.
— Lesões mais simples, como tendinites leves, podem levar a um afastamento entre 10 e 15 dias. Já uma ruptura muscular completa pode durar até três meses de tratamento — afirma.
LER
Também conhecida como Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (D.O.R.T), a Lesão do Esforço Repetitivo (LER) consiste na lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva, a exemplo de dirigir caminhões, digitar e tocar piano. Ela costuma aparecer sempre que houver incompatibilidade entre os requisitos físicos da atividade e a capacidade física do corpo humano. Alguns fatores de risco contribuem para a instalação desta lesão, como postura incorreta e levantamento de pesos.
Entre os exemplos de LER está a tendinite, caracterizada pela inflamação do tendão e de sua bainha (espécie de proteção que envolve o tendão). Os sintomas são os mesmos vistos nos processos inflamatórios (dor, calor, vermelhidão e inchaço), podendo evoluir para microlesões, macrolesões e ruptura completa do tendão.
A fim de evitar que as lesões se tornem constantes e as dores, crônicas, o especialista orienta, em primeiro lugar, tratar a lesão na hora que ela ocorre, variando o procedimento a ser adotado, segundo o tipo de contusão sofrida.
— Outra medida recomendada é procurar um médico especializado em, no máximo, uma a duas semanas, caso a dor não melhore. Alongamentos também são muito importantes para preveni-las, bem como o fortalecimento adequado dos músculos do tronco e das pernas — aconselha.
Confira as dicas  para evitar lesões no trabalho:
01 - a cada 25 minutos de trabalho de digitação faça uma parada de cinco minutos;
02 - A cada hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se;
03 - Beba água regularmente ao longo do dia;
04 - Tenha postura adequada: ombros relaxados, mantenha os pulsos retos, apóie-se no encosto da cadeira;
05 - Mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão;
06 - Mantenha um angulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira;
07 - Sua cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho, e seu encosto deve prover suporte integral para suas costas;
08 - Não utilize apoio de pulso durante a digitação, pois se assim o fizer estará correndo o risco de provocar compressão nos nervos de seu pulso;
09 - Você deve estar a uma distância mínima de 50 cm e máxima de 70 cm do monitor, ou de maneira prática a uma distância equivalente ao comprimento de seu braço. A regulagem da altura da tela deve ser tal que se situe entre 15 e 30 graus abaixo de sua linha reta de visão;
10 - Faça alongamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário