O novo Registro de Identidade Civil (RIC), documento que substituirá as atuais carteiras de identidade, já está sendo produzido pela Casa da Moeda, no Rio. A entrega, que começaria nesta semana, foi adiada para fevereiro. Mas, por enquanto, apenas 25 mil cariocas terão direito ao documento renovado — um cartão com chip, considerado praticamente à prova de fraudes.
A escolha dos primeiros beneficiados, já concluída, foi feita por meio de um sorteio, segundo o Detran-RJ, órgão responsável pelo banco de dados no Rio. O diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI), Marcos Elias Araújo, explica que essas pessoas ainda não sabem que receberão o cartão:
— Esses primeiros selecionados receberão, em casa, um aviso para buscarem o novo documento, que será gratuito.
Solicitação
Até o fim do ano, serão emitidos dois milhões de RICs em todo o país. O Detran-RJ ainda não decidiu se, nos próximos meses, a seleção continuará aleatória ou se a solicitação poderá ser feita por qualquer pessoa em postos de atendimento.
Marcos Elias Araújo ressalta que o modelo antigo da carteira de identidade continuará sendo emitido normalmente nos postos e que a migração será feita, de forma gradual, nos próximos dez anos:
— O cartão segue um modelo que já é amplamente usado em países da Europa, por exemplo, e torna quase impossível as fraudes. Há um conjunto de detalhes técnicos que o tornam muito seguro — disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário