sábado, 18 de junho de 2011

NORMA PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NAVAIS


A indústria de petróleo já pode contar com mais uma Norma Brasileira. Foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a ABNT NBR IEC 61892-6:2011 – Unidades marítimas fixas e móveis – Instalações elétricas – Parte 6: Instalação, que contém disposições relativas às instalações elétricas em unidades fixas e móveis, usadas na indústria marítima de petróleo, com a finalidade de perfuração, produção, processamento e armazenamento, incluindo oleodutos e gasodutos, estações de bombeamento, estações de lançamento ou recebimento de “pigs”, estações de compressão e monoboias de ancoragem.
Esta é a sexta parte da série ABNT NBR IEC 61892, um conjunto de normas elaboradas originalmente na Comissão Eletrotécnica Internacional (International Electrotechnical Commission – IEC) e adotadas pelo Brasil. São destinadas a garantir segurança no projeto, seleção, instalação, manutenção e uso de equipamentos elétricos de geração, acumulação, distribuição e utilização de energia elétrica para todos os fins em unidades marítimas aplicadas na prospecção e exploração de reservas petrolíferas.
O coordenador da Comissão de Estudo de Instalações Elétricas de Unidades Marítimas Móveis e Fixas (CE 03:018.01) do Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-03), Roberval Bulgarelli, informa que a nova norma incorpora e coordena regulamentações existentes e oferece um código de interpretação de requisitos da International Maritime Organization (IMO), a agência da Organização das Nações Unidas responsável por assuntos referentes à segurança da navegação e à prevenção da poluição marítima causada por navios.
“Esta norma é um guia para futuras regulamentações que possam ser elaboradas e uma declaração de práticas para proprietários, construtores de unidades marítimas e organizações relacionadas”, observa Bulgarelli, que é consultor técnico da Petrobras. Segundo ele, o documento baseia-se em equipamentos e práticas que são de uso corrente, mas não tem como objetivo impedir o desenvolvimento de técnicas novas ou aprimoradas. “O objetivo final foi produzir um conjunto de normas destinado exclusivamente à indústria marítima de petróleo”, reitera o coordenador.
A ABNT NBR IEC 61892-6:2010 é aplicável a todas as instalações, sejam elas permanentes, temporárias, transportáveis ou portáteis, até 35.000 Vca, inclusive, e até 750 Vcc, inclusive. Entretanto, não é aplicável a instalações elétricas em salas utilizadas para finalidades médicas ou em navios-tanques.
São os seguintes os tópicos da norma: Prefácio Nacional; Introdução; Escopo; Referências normativas; Termos e definições; Aterramento e ligação de equipamentos; Cabos e fiação; Geradores e motores; Transformadores; Conjuntos de manobra e controle; Conversores a semicondutores; Acumuladores; Luminárias; Aparelhos de cozinha e aquecimento; Traceamento e aquecimento de superfície; Controle e instrumentação; Comunicação; Proteção contra descargas atmosféricas; Ensaio de comissionamento da instalação; e, Documentação.
Há ainda o Anexo A (informativo), sobre Ensaio de desempenho, com se seguintes especificações: Conjunto de manobra; Gerador; Motor; Circuitos; Sistemas de comunicação e alarme; Requisitos legais; Interferências; Acumuladores; e Ventilação das instalações de acumuladores.
Atuação internacional – A Comissão de Estudo responsável pela nova norma atua dentro do Subcomitê de Equipamentos e Instalações em Atmosferas Explosivas do ABNT/CB-03. Seus membros acompanharam o processo de atualização, comentários, revisão e aprovação da Norma Internacional da IEC, elaborada pelo TC-18 – Electrical installations of ships and of mobile and fixed offshore units, do qual o Brasil é membro “P” (Participante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário