quarta-feira, 8 de junho de 2011

BOLSA DE ESTUDO PARA O EXTERIOR


O plano do governo federal de conceder 75 mil bolsas de estudos no exterior para estudantes brasileiros foi apresentado nesta terça-feira a reitores de universidades e de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O programa de internacionalização, chamado Ciências sem Fronteiras, vai beneficiar alunos que cursam desde o nível médio até o pós-doutorado.
Elaborado em conjunto pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, a iniciativa pretende atender a áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento do País: engenharia e tecnologia.
Até 2014, 75 mil estudantes deverão receber bolsas com passagens aéreas pagas, além de seguro médico. Os primeiros bolsistas devem ser selecionados no primeiro semestre do próximo ano. Para se ter uma ideia da amplitude do programa, o governo federal concedeu 5,3 mil bolsas em 2010.
O projeto geral será apresentado à presidente Dilma Rousseff na quarta-feira, 15, pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao MEC, caberá a oferta de 40 mil bolsas, com estimativa de investimento de US$ 936 milhões ao longo de quatro anos.
Já o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento à formação de recursos humanos para pesquisa do MCT, terá de oferecer outras 35 mil bolsas.
Alunos de cursos técnicos de nível médio também serão contemplados pela iniciativa - serão concedidas 3 mil bolsas em três anos.
Outras 15 mil bolsas serão destinadas à educação profissional: 6 mil para estudantes de cursos tecnológicos; 3 mil para alunos de licenciatura em matemática, física, química e biologia; 3 mil para bacharelado tecnológico e mais 3 mil para estudantes de nível médio.
Fonte: (Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário