sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ESQUIZOFRENIA NO TRABALHO


 esquizofrenia, transtorno psíquico caracterizado por alucinações e alterações do raciocínio lógico, acomete trabalhadores de diversas categorias, entretanto está mais presente em ambientes onde a pressão da chefia é constante e intensa, como nos bancos. 

"A Previdência não trabalha com medicina preventiva, entretanto verifica o ambiente onde o trabalhador se encontra", frisa o gerente executivo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Jurandir Teixeira de Lemos.
Segundo ele, mais de 200 doenças acometem os beneficiados da regional. Quando funcionário é afastado, pagamento dos 15 primeiros dias são arcados pelo empregador. "A partir do 15º dia, o INSS é acionado para providenciar o benefício", comenta. Para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social. Neste caso, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por 12 meses. 

"Entretanto, este prazo não será exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho", explica. Algumas doenças, como tuberculose, hanseníase, alienação mental, cegueira e cardiopatia, entre outras, dispensam também os 12 meses de carência.


"Os gestores cobram de uma maneira que fica insustentável aos trabalhadores". Além da pressão psicológica, que gera estresse e outros transtornos psíquicos.


  1. Perda de sensibilidade dos neurônios ao neurotransmissor glutamato, em áreas do lobo frontal. Neurotransmissores são componentes químicos que fazem a comunicação entre dois neurônios, e o glutamato é essencial para a estimulação neuronal no cérebro. Acredita-se que seja o córtex frontal a parte do cérebro envolvida na esquizofrenia, porque é possível induzir resposta mental semelhante a da doença em macacos Excitação excessiva de neurônios secretores de dopamina nos centros comportamentais do cérebro. A dopamina é um outro neurotransmissor que foi relacionado a esquizofrenia por ser capaz de induzir sintomas dessa doença em pacientes com Mal de Parkinson. Obs: Ocausando pequenas lesões nos lobos pré-frontais deles.
  2.  Função anormal da parte do sistema límbico responsável pelo controle comportamental que está centrado no hipocampo. O sistema límbico é a parte do cérebro responsável pelas emoções e comportamento, e o hipocampo é integrante do sistema límbico, foi observado que em alguns pacientes esquizofrênicos a região hipocampal estava reduzida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário