sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ALERTA PARA OS RISCOS DOS ENERGÉTICOS


Como dizem por aí, energético é a bebida que "dá asas". Nas festas, é raro faltar o drink, consumido sozinho ou misturados com outras bebidas alcoólicas. Mas é preciso atenção, pois em excesso pode causar problemas de saúde.
Segundo o gerente do supermercado Epa, localizado em Jardim Camburi, Carlos Matias, o consumo do energético aumenta em até 30% nesse período. "Essas épocas mais festivas sempre aumentam as vendas. De janeiro até o carnaval, sem dúvida o consumo é muito maior". 
Quem também não dispensa o energético é o gerente de supermercado Alexandre de Souza. "Eu bebo puro ou com vodca. Gosto de qualquer jeito. E não é só nas baladas, em casa também gosto de beber. Eu gosto de assistir lutas de madrugada, então eu sempre tenho em casa para me manter acordado. Bebo muito mesmo".
Mas, atenção. Para os que gostam muito da bebida, "cuidado" disse a nutricionista Mariana Herzog. "O teor de cafeína e taurina é muito alto. São estimulantes. A grande quantidade dependendo da pessoa, pois é de organismo para organismo, pode dar problemas cardíacos".
A taurina é um ácido aminoetanosulfónico, orgânico, que contém enxofre encontrado na bílis (fluido produzido pelo fígado). É um dos aminoácidos não-essenciais mais abundantes do nosso organismo, especialmente no sistema nervoso central, nos músculos esqueléticos, no coração e no cérebro (bem como nos intestinos e ossos esqueléticos).
Aqueles que já têm problemas cardíacos, a indicação é não fazer o uso da bebida. A nutricionista Danielle Peestanha explica: "Quem já tem problema, a recomendação é não ingerir. É uma bebida que acelera o batimento e quem já tem esse problema pode sofrer taquicardia. Quem faz uso junto com o álcool, é pior ainda".
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário