terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ALERTA SOBRE OS RISCOS DA REDE ELÉTRICA


Energia alerta seus consumidores sobre os perigos que a rede elétrica pode oferecer. A maioria dos acidentes são provocados por falta de conhecimento ou desatenção de quem está utilizando a energia elétrica ou trabalhando próximo à rede de eletricidade. A energia elétrica, desde que observadas as regras mínimas de segurança, não oferece riscos para a população.

O alerta se deve aos altos índices de acidentes registrados no país, nos últimos anos. Infelizmente, no Brasil o número de acidentes com a população envolvendo as redes elétricas está aumentando. Em 2006 foram registrados 293 acidentes fatais, em 2007, 324 e em 2008, 331. Os dados de 2009 indicam importante redução: 288 acidentes fatais. De qualquer forma, há que se fazer tudo para evitar todo e qualquer acidente envolvendo a eletricidade.

Não são raras as ocorrência de acidentes envolvendo profissionais da construção civil, antenistas e pintores que, no exercício de suas funções, sofrem descarga elétrica ao se aproximarem da rede energizada. Em muitos casos, não é preciso nem encostar na rede para sofrer o choque elétrico, quase sempre fatal. Trabalhadores rurais também estão no grupo de risco, principalmente os que trabalham com ceifadeiras, colheitadeiras ou pás-carregadeiras e não observam a altura da rede elétrica.

O foco principal do alerta envolve também as crianças, donas de casas e empregadas domésticas. “É preciso respeitar a eletricidade e seguir rigorosamente as recomendações de segurança. A adoção de cuidados especiais no seu uso pode evitar acidentes e assegurar a vida.


Orientações quanto à prática segura de atividades próximas à rede elétrica,Segurança com antenas:
 Quando houver rede elétrica nas proximidades, a instalação de antena deve ser efetuada por profissional qualificado e experiente;Nunca instale a antena próxima a para-raios, nem interligue o cabo da antena aos condutores elétricos do mesmo;

.Jamais arremesse o cabo utilizado para ligações de antenas sobre a rede elétrica, mesmo que este seja encapado, pois a capacidade de isolamento do cabo não é suficiente para evitar a passagem da eletricidade existente nas redes elétricas.

.Marquises de edifícios comerciais ou residenciais jamais devem servir para instalação de antenas devido a proximidade das redes elétricas;

.Ao manusear a antena de TV, a pessoa não deve se aproximar ou tocar na rede elétrica.
.Instalar a antena o mais longe possível da rede elétrica. Preferencialmente do lado oposto ao da fiação;

Empinar pipas sem riscos: .A brincadeira deve ser praticada longe da rede elétrica, em lugares abertos e espaços livres;

.Não usar materiais metálicos na produção das pipas. Eles são condutores de eletricidade.
.Não usar cerol. O preparado pode cortar os fios da rede, provocando curto circuito e perigo para todos.

.Dar preferência para pipas sem rabiolas, que podem enroscar na rede elétrica.
.Abrir mão de pipas enroscadas na rede. É melhor perder a pipa do que a vida.
Dentro de casa.:Não deixar a fiação ao alcance das crianças: Não utilizar extensões para alimentação de vários aparelhos.
.Não mexer no chuveiro ligado.
.Usar protetoras nas tomadas, evitando que objetos sejam introduzidos nas mesmas por crianças.
. Redobrar a atenção no uso de equipamentos elétricos em ambientes úmidos ou molhados. Preferencialmente utilize botas e luvas isolantes.
Manutenção predial: Na construção ou manutenção predial próxima a rede elétrica, manter distância segura ao manobrar materiais e equipamentos.
.Certificar-se de que as instalações não estão danificadas, com “gambiarras” e adequadas à carga elétrica.
. Atenção no manuseio de equipamentos elétricos com a presença de água;
.Cuidado no manuseio de vergalhões, canos, calhas e cabos metálicos;
Segurança na construção:Somente profissionais habilitados devem executar serviços em instalações elétricas;

.Desligar sempre aparelhos elétricos antes de limpar ou fazer pequenos reparos;
. Andaimes precisam estar montados de acordo com as normas de segurança para evitar contato com as redes elétricas;

Dicas gerais Fusível: Quando um fusível derreter ou fundir, nunca o substitua por moedas, arames, fios de cobre, de alumínio ou qualquer outro objeto. Desligue imediatamente a chave e procure saber qual a causa do incidente. Troque sempre o fusível danificado por um novo, de igual amperagem e, se possível, troque por disjuntores, que oferecem maior segurança.

Benjamim: Todo cuidado é pouco. Vários aparelhos elétricos no benjamim sobrecarregam a tomada, provocando um superaquecimento dos fios que podem causar um curto-circuito;

Água ou umidade: Nunca use aparelhos elétricos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados. O choque é inevitável;
Trocar lâmpada: Ao trocar uma lâmpada, nunca toque na parte interna do bocal (soquete). Segure somente pelo vidro;

TV e aparelhos eletrodomésticos: Não mexa no interior dos televisores, mesmo desligados. A carga elétrica pode estar acumulada e provocar choques perigosos. Jamais use garfo, faca ou objetos metálicos em aparelhos ligados e só limpe esses equipamentos depois de se certificar de que eles estão fora da tomada. Desligue sempre a chave geral ao fazer qualquer reparo na instalação. Equipamentos eletrônicos sensíveis, como microcomputadores, precisam de proteção especial (estabilizadores de voltagem, protetores contra descargas elétricas, entre outros).


Um comentário: