sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ELETROCARDIOGRAFIA É SUCESSO NO APH


O projeto Tele-Eletrocardiografia Digital, uma parceria entre o Ministério da Saúde e Hospital do Coração de SP (HCor), completa um ano de atuação no país, com resultados positivos. Desde novembro de 2009, contabiliza 4.621 eletrocardiogramas em mais de cem municípios de todas as regiões do Brasil, por meio do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), coordenado pelo Governo Federal.

Com 247 ambulâncias com aparelhos de eletrocardiograma, o atendimento do SAMU, que tem média de tempo estimada em 15 minutos para socorro, conta com tecnologia do HCor, para identificar problemas cardíacos ainda no atendimento pré-hospitalar. Neste primeiro ano de parceria, foram produzidos mais de 1.050 laudos sobre alterações cardiológicas de pequena, média e alta gravidade. As principais ocorrências foram infarto, fibrilação atrial, arritmias cardíacas, taquicardias e bradicardias.

Ao todo, 22 estados, de todas as regiões do país, contam com a tecnologia de tele-eletrocardiograma digital. Os estados pioneiros no serviço são Paraná, Brasília, Goiás, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo (Campinas). Os estados de Rondônia, Amapá e Acre, além do município de Guarulhos (SP) estão discutindo a implantação do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário