Nesta terça-feira (26), é comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, os problemas cardiovasculares provocam por 300 mil mortes por ano. Por isso, os médicos recomendam muita atenção com a pressão arterial, que é a responsável pelo bombeio de sangue para todo o corpo - aproximadamente cinco litros por minuto.
“Essa força do sangue que impulsiona e faz ele circular pelo corpo. E se essa força passa de um limite de número de alguns milímetros de mercúrio, passa a lesar órgãos nobres, como cérebro, coração e rins. A partir desse momento, a gente dá o nome de hipertensão arterial esse patamar de pressão começa a ser mais danoso do que benéfico para o organismo”,
De acordo com o especialista, a pressão alta é uma doença silenciosa, por isso é tão importante estar em alerta. “Não dá sintomas, só sabe se é hipertenso se medir a pressão. Por isso que se faz essa campanha, porque se você não souber, você não vai se proteger, não vai mudar estilo de vida, não vai tomar medicamento. Aí pode ter um AVC ou derrame cerebral”, diz.
Por ter um cunho genético, a hipertensão, muitas vezes, não pode ser curada, mas pode ser tratada. “Nós não podemos mexer. Mas podemos reduzir o peso, a ingestão de álcool, de sal nos alimentos, fazer exercícios físicos regularmente, abandonar o tabagismo e tentar evitar o estresse o máximo possível”
As grávidas, devem estar sempre medindo suas taxas nas sessões das consultas do pré-natal. “Em relação a população em geral, a gente recomenda duas a três vezes por ano. Porque é como colesterol alto, você só sabe se dosar. Só sabe se é hipertenso se medir a pressão, através do tensiômetro calibrado. Se não estiver calibrado pode errar feio, dando diagnóstico ou para cima ou para baixo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário