Desde 31 de janeiro, pelo menos 34 mil alunos já fecharam contratos com o Fies, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, mantido pelo governo. A informação foi dada ontem pela presidente Dilma Rousseff, ao comentar as novas regras que, segundo ela, facilitaram o acesso ao crédito. "Só não estuda quem não quer", comentou Dilma em seu programa semanal de rádio, Café com a Presidenta. Há ainda mais 29 mil processos em análise.
De acordo com as novas regras, não há mais um período limitado para pedir o financiamento. As inscrições para o Fies podem ser feitas a qualquer momento, de acordo com a necessidade do aluno.
Ainda assim, o número de bolsas concedidas foi avaliado como baixo por Dilma, uma vez que o objetivo do Fies é promover a inclusão de milhões de jovens que não têm renda para pagar a faculdade.
A presidente lembrou que os juros cobrados atualmente pelo financiamento estudantil são baixos (3,4%) e que o prazo para início do pagamento foi estendido para um ano e meio após a formatura. O montante pode ser pago em um período igual a três vezes a duração do curso, mais 12 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário