O centro vai operar com quatro simuladores, dois em cave e duas estações de mesa, para o treinamento de operadores de guindastes
A Virtualy, empresa especializada em simuladores, inaugurou na quinta passada , na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, Cidade Universitária – Ilha do Fundão, o primeiro Centro de Simulação de Guindastes Portuário e Offshore desenvolvidos com tecnologia totalmente nacional. O Centro será o primeiro desta categoria no Brasil e vai funcionar como ambiente de treinamento para operações em guindastes de bordo, portainer, ponte rolante e caminhões. Os simuladores estarão disponíveis para empresas, escolas e pessoas físicas, interessadas em locar os equipamentos para treinamento de mão de obra qualificada.
O centro terá dois simuladores com projeção em cave (caverna digital) e duas estações de mesa para operação a partir de monitores interligados, os dois formatos servem como base para operar diferentes modelos de guindastes. Os simuladores apresentam situações que podem ser vivenciadas durante o exercício da função, como procedimentos padrões de manipulação da carga, carga e descarga de navio, condicionamento em situações de emergência e condições adversas de clima, entre outros.
O treinamento no ambiente portuário e offshore é importante, principalmente, para garantir segurança e agilidade nas operações, reduzir custos e aumentar a produção, já que os treinamentos não precisam mais serem feitos no próprio equipamento real ou fora do Brasil, como atualmente acontece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário