domingo, 19 de dezembro de 2010

EXPOSIÇÃO AOS OLHOS

Além das lesões comuns ao olho, trabalhadores em serviços de saúde, laboratório, cuidadores de animais e outros trabalhadores podem estar em risco de adquirir infecções por exposição ocular. Doenças infecciosas podem se transmitidas através da mucosas dos olhols como resultado de exposição direta (respingos de sangue, particulas de salivas através de tosses ou sucção) ou ainda pelo toque dos olhos com produtos contaminados dos dedos ou outros objetos. A infeccção pode provocar em uma relativamente simples conjuntivite ou alguma doença de maior risco, como HIV, virus da Hepatite ou até mesmo alguns tipos de influenza.
Controles de riscos ambientais devem ser empreendidos para reduzir acidentes nos olhos e para proteger contra exposição a infecções oculares. EPI específicos, como óculos e protetores faciais devem ser utilizados quando existir um risco para acidentes com olhos.
A proteção ocular escolhida para situações específicas de trabalho depende da natureza e alcance do risco, as circunstancias da exposição, outros equipamentos de proteção utilizados e as necessidades pessoais de visualização no ambiente de trabalho.
O protetor ocular deve ser adequado e ajustado individualmente para permitir uma cobertura apropriada. Ele deve ser confortável e permitir para suficiente visão periférica. A seleção de um EPI ocular apropriado para uma determinada tarefa, deve ser feita baseada em uma avaliação de risco para cada atividade, incluindo as exigências de normas regulamentadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário