No início do segundo semestre, muitos estagiários costumam se formar, e as empresas precisam de uma nova leva de universitários para preencher as vagas. Por isso o número de processos seletivos para estágios e trainees costuma aumentar.
Mas para fazer bonito logo na primeira seleção é preciso ter um currículo que se destaque entre os outros. O presidente da curriculum.com, Marcelo Albieri, diz que é justamente nessa hora que muitos candidatos costumam se enrolar.
- Um dos pontos é a montagem do currículo, que pode gerar dúvidas para a maioria desses candidatos.
Portanto, além de boas experiências e habilidades é preciso saber montar bem um currículo. Primeiro é preciso reunir todas as informações que você quer colocar no seu currículo.
Onde e quando você estudou, se fez e faz cursos complementares, se viajou para o exterior, se já estagiou em outras empresas, se fez trabalho voluntário, se participou de atividades acadêmicas entre outras características.
Depois é preciso definir um objetivo. Pensar em que área você quer atuar e como quer exercer suas funções. Por fim é só organizar o currículo. Marcelo aproveitou e ensinou como montar um currículo básico, mas lembra que direcioná-lo para a vaga que vocÊ está concorrendo sempre é bom.
1-Cabeçalho
Nesta parte entram as informações mais básicas como nome, idade, estado civil. Além de como o contratante pode entrar em contato com você, enttão também vão nesta área endereço, telefones e e-mailVem logo depois do cabeçalho e serve para já mostrar ao selecionador que área profissional dentro da sua profissão você tem mais interesse.
Nesta área você descreve que tipo de trabalhos já fez e as principais empresas onde trabalhou. Logo depois você descreve as principais experiências que teve, incluindo os resultados, a empresa e o período no qual trabalhou.
4- Formação
Se tiver conhecimentos de informática explique liste resumidamente os softwares dos quais tem domínio. Línguas também entram aqui, nesse caso é bom colocar o nível de fluência tanto de leitura quando de fala. Não exagere. Pois seu domínio de uma língua estrangeira pode ser testado na entrevistas
Se você tiver feito um intercâmbio é bom íncluí-lo no currículo. Pode ser um diferencial frente aos outros candidatos. Coloque o país, o motivo da viagem e o ano em que ela aconteceu.
Caso tenha feito cursos complementares coloque o nome da instituição e o ano em que fez o curso. Inclua apenas os recentes ou mais importantes para a área que é seu objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário