sábado, 23 de julho de 2011

CONHEÇA O FLIP - NAVIO OU PLATAFORMA?


O RP FLIP (FL oating I nstrument P latform) é um navio de pesquisa para mar aberto, de propriedade do Office of Naval Research e operado pelo Laboratório de Física Marítima do Instituto de Oceanografia Scripps, ligado à Universidade da Califórnia e fica localizado em La Jolla, Califórnia.
O navio tem 355 pés (cerca de 108 metros) de comprimento e é parcialmente submersível, sendo capaz de girar 90 graus em volta de sua Seção Mestra, afundando sua popa, através de tanques de lastro, resultando numa estrutura que fica com apenas 55 pés (cerca de 17 metros). Neste momento, suas anteparas passam a ser o piso da embarcação.

Após girado, boa parte de sua estabilidade é garantida pelas águas que ficam abaixo da linha de influência das correntes marítimas e ondas, fazendo do FLIP uma plataforma imune às ações das ondas.
Após as operações, os tanques são esvaziados injetando-se ar comprimido nos tanques da seção submersa, fazendo com que a embarcação retorne à posição horizontal, podendo então ser rebocada para uma nova posição.
Este navio é frequentemente confundido com um navio emborcado ou soçobrado.
O FLIP foi criado pelo Laboratório de Física Marítima com fundos do Office of Naval Research. A Gunderson Brothers Engineering Company, localizada em Portland, Oregon lançou o FLIP em Junho de 1962. Em 1995 o FLIP recebeu uma modernização no valor de US$ 2 milhões.





O FLIP é projetado para estudar a altura das ondas, sinais acústicos, temperatura e densidade da água e para a coleta de dados meteorológicos. Devido à grande interferência que poderia ser causado nos instrumentos acústicos, o FLIP não possui motores ou outros meios de propulsão, sendo sempre deslocado por meio de reboque para a posição desejada, podendo ficar estático, de maneira livre ou então preso por âncoras. O FLIP pode atingir velocidades entre 7 e 10 nós, quando rebocado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário