segunda-feira, 30 de maio de 2011

PROCESSO PARA SER PRATICANTE DE PRÁTICO DE NAVIOS


A Diretoria de Portos e Costas da Marinha abriu processo seletivo para 81 vagas de praticante de prático (veja aqui o edital). 

O praticante de prático é um aquaviário do grupo de práticos e se habilita como prático se concluir, com avaliação satisfatória, um programa de treinamento denominado Programa de Qualificação do Praticante de Prático, com duração mínima de 12 e máxima de 20 meses, e se for aprovado no Exame de Habilitação para Prático. 

O praticante de prático e o prático não são militares ou servidores/empregados públicos, assim como não exercem função pública. O prático trabalha na iniciativa privada, normalmente de forma individual ou em grupo, sendo sua remuneração basicamente dependente dos serviços realizados para as empresas de navegação. 

O prático assessora os comandantes de navios nacionais e estrangeiros, sendo responsável pelas manobras realizadas em portos brasileiros. A remuneração é variável e pode chegar a R$ 130 mil mensais, caso o porto seja bastante movimentado. 

O prático entra em cena numa pequena lancha, que encosta no navio na entrada do porto. Já na cabine de comando do navio, o prático vê o movimento do porto, da maré, do vento, verifica instrumentos, faz cálculos e passa orientações. Ele então move o navio até que pare no cais sem nenhum arranhão. Concluído o trabalho, o prático recebe o pagamento. 

O prático é certificado em apenas uma Zona de Praticagem (ZP), que é a área geográfica dentro da qual se realizam os serviços de praticagem. 

Os candidatos devem ser de ambos os sexos, com idade mínima de 18 anos até 20 de março de 2012; ter curso de nível superior concluído até 16 de fevereiro de 2012; ser aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior a 4, prático ou praticante de prático até 16 de fevereiro de 2012; ou pertencer ao grupo de amadores, no mínimo na categoria de mestre-amador, até a data de encerramento das inscrições (13 de junho de 2011). 

As vagas são para a Zona de Praticagem Fazendinha (AP) – Itacoatiara (AM), Zona de Praticagem Itacoatiara (AM) – Tabatinga (AM), Zona de Praticagem de Belém (PA), Zona de Praticagem de Itaqui, Alumar e Ponta da Madeira (MA), Zona de Praticagem de Fortaleza e Pecém (CE), Zona de Praticagem de Areia Branca (RN), Zona de Praticagem de Natal (RN), Zona de Praticagem de Cabedelo (PB), Zona de Praticagem de Recife e Suape (PE), Zona de Praticagem de Maceió e Terminal Químico (AL), Zona de Praticagem de Redes e Terminal Marítimo Inácio Barbosa (SE), Zona de Praticagem de Salvador, Portos e Terminais da Baía de Todos os Santos (BA), Zona de Praticagem de Ilhéus (BA), Zona de Praticagem de Vitória, Tubarão, Praia Mole, Barra do Riacho e Ubu (ES), Zona de Praticagem do Rio de Janeiro, Niterói, Sepetiba, Ilha Guaíba, Ilha Grande (TEBIG), Angra dos Reis e Forno (RJ), Zona de Praticagem de Santos, Baixada Santista, São Sebastião e Tebar (SP), Zona de Praticagem de Paranaguá e Antonina (PR), Zona de Praticagem de São Francisco do Sul (SC), Zona de Praticagem do Rio Grande (RS), Zona de Praticagem da Lagoa dos Patos, Rios, Portos e Terminais Interiores (RS), Zona de Praticagem de Itajaí e Navegantes (SC) e Zona de Praticagem de Imbituba (SC). 

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no site www.dpc.mar.mil.br, no link Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático/2011, das 12h do dia 25 de maio até as 16h do dia 13 de junho. O valor da taxa de inscrição é de R$ 200. 

O processo seletivo é constituído de prova escrita; apresentação de documentos, seleção psicofísica e teste de suficiência física; prova de títulos; e prova prático-oral. 
A aplicação da prova escrita será no dia 27 de agosto, das 10h30 às 14h30, na cidade do Rio de Janeiro. 

Um comentário:

  1. A IDADE MÍNIMA PARA A INSCRIÇÃO É DE 18 ANOS, MAIS É "PRATICAMENTE" IMPOSSÍVEL UMA PESSOA DESTA IDADE TER OS REQUISITOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO.

    ResponderExcluir