segunda-feira, 23 de maio de 2011

PERSPECTIVA DO PORTO DE NATAL


Com a dragagem concluída, o Porto de Natal fica mais competitivo e passa na frente de outros portos brasileiros, como o de Cabedelo, na Paraíba, e o de Recife, em Pernambuco, que têm profundidade menor e águas mais agitadas, de acordo com estimativas da Codern. O aumento na profundidade, segundo Emerson, servirá de atrativo para novas empresas armadoras e atrairá navios maiores, que atualmente navegam pela costa, mas não entram no Porto de Natal. 

Segundo Emerson, não será necessário negociar a vinda de novos armadores. “Na hora que começarmos a  divulgar nossa nova profundidade, que passará de 10 m para 12,5 m, atrairemos navios maiores naturalmente”. Para Emerson, o Porto de Natal precisava apenas desse ‘empurrãozinho’.  “Com a antiga profundidade, muitos navios não conseguiam entrar”, explica.

Após concluída a dragagem, a Codern se reunirá com a Capitania dos Portos para definir o tamanho e o peso dos navios que poderão entrar no porto. A dragagem é uma espécie de visto, que credencia o Porto de Natal a entrar na rota da cabotagem, sistema de navegação que reduz custos e aumenta a competitividade dos produtos. A Codern ainda aguarda a finalização de um estudo da Secretaria da Pesca que indicará que portos entrarão nesta rota. Embora ainda não tenha prazo para ser concluído, Emerson afirma que o Porto de Natal é ‘o primeiro da lista’. “Este estudo está sendo feito desde a gestão passada e continua sendo feito na gestão do ministro Leônidas Cristino”. 

Segundo Emerson, o projeto sairá do papel quando as empresas armadoras colocarem mais navios na rota. “Se a cabotagem ainda não saiu do papel, é porque as empresas não colocaram navios nestas linhas como estava previsto. Na hora que tivermos mais navios na cabotagem, seremos inseridos na rota”. Com este tipo de navegação, os exportadores podem economizar até R$4 mil por conteinner, geralmente descarregado em portos como Suape e Pecém e transportado até o RN em caminhões. Os produtos ficariam mais baratos para o consumidor e poderiam competir de igual para igual fora do País.

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