sábado, 28 de maio de 2011

PERCENTUAL DE CÂNCER DE PULMÃO EM FUMANTES


Segundo o Dr. Ricardo Meirelles, da COI- Clinicas Oncológicas Integradas, atualmente, o total de mortes decorrentes do tabagismo é de cerca de 5 milhões ao ano, e se tais tendências de expansão forem mantidas, as mortes causadas pelo seu uso alcançarão 10 milhões/ano em 2030. No Brasil, são estimadas cerca de 200 mil mortes/ano em conseqüência do tabagismo. Além dos danosos efeitos para os fumantes, o tabagismo atinge também os não-fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados, os denominados fumantes passivos.

A exposição involuntária à fumaça do tabaco pode acarretar desde rinite, tosse, conjuntivite e exacerbação de asma em curto período, até infarto agudo do miocárdio, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica em adultos expostos por longo período.
Já está comprovado que o tabagismo é responsável por 30% das mortes pelos seguintes tipos de câncer: boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero e leucemia. Sendo que no caso das neoplasias de pulmão, o cigarro está relacionado a 90% das ocorrências.

O tabaco é um carcinógeno que atua tanto como indutor (efeito mutagênico) como promotor (proliferação celular). São identificados em torno de 60 a 70 substâncias cancerígenas na fumaça dos derivados do tabaco. Entre elas podemos citar: hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), arsênico, níquel, cádmio, polônio 210 (substância radioativa), nitrosaminas voláteis, aminas aromáticas. Quatro delas são específicas do tabaco: N-nitrosonor-nicotina (NNN), dimetilnitrosamina-piridilbutanona (NNK 2), N-nitrosoanabasina (NAB), N-nitrosoanabatina (NAT).

Estudos já comprovaram que não existem níveis seguros para o consumo de cigarros, pois quanto maior o consumo de cigarros por dia, maior o risco de adoecer de câncer de pulmão.


Percentual de câncer de pulmão em fumantes, comparado aos não-fumantes. 
Câncer de Pulmão: 
01 a 9 cigarros/dia......................362% 
10 a 19 cigarros/dia.................. 762% 
20 a 39 cigarros/dia................ 1.369% 
40 ou mais cigarros/dia........ 1.772% 
*Não existem níveis seguros para o consumo de cigarros| Fonte: Rosemberg, 2002.



Em um tratamento integral do paciente com câncer, torna-se imperioso oferecer ao paciente a oportunidade para que ele cesse o tabagismo, principal fator de risco de sua doença. É incoerente tratarmos o câncer, seja através de cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia, e deixarmos seu principal fator de risco continuar atuando, perpetuando seus efeitos nocivos no paciente, aumentando suas chances de recidivas, ou mesmo um segundo tumor primário.

Conforme dito anteriormente, o tabagismo é uma doença decorrente da dependência da nicotina. Porém, essa dependência é um processo complexo que envolve três componentes: fisiológico, psicológico e comportamental. O fisiológico se caracteriza pela necessidade orgânica ou física da nicotina que o fumante apresenta. O psicológico, pela necessidade que o fumante tem de utilizar o cigarro com o intuito de aliviar as suas tensões, ou mesmo como um companheiro na solidão. E o comportamental tem relação com as associações do cigarro com situações corriqueiras da rotina de vida do fumante (após tomar café, após refeições, ao ver televisão).

Por conta disso, o tratamento do tabagismo é feito com base na abordagem cognitivo-comportamental, que visa não só a cessação, mas principalmente a prevenção de recaídas, através da mudança de crenças e comportamentos que levam o indivíduo a fumar. Em casos específicos pode se somar a utilização de um apoio medicamentoso, com o objetivo de reduzir os sintomas de abstinência da nicotina. Atualmente, são comercializados no Brasil os seguintes medicamentos de primeira linha para o tratamento do tabagismo: adesivo transdérmico de nicotina, goma de mascar de nicotina, pastilha de nicotina (que estão incluídos no grupo da terapia de reposição de nicotina), bupropiona e vareniclina.

O tratamento contra o tabagismo deve contar com uma equipe multidisciplinar (médico, psicóloga e nutricionista) com experiência no tema, de maneira individual ou em grupo de apoio, conforme uma avaliação prévia.

Um comentário:

  1. ISSO É A PURA VERDADE, EU TENHO UMA CUNHADA QUE NÃO FUMA MAS VAI PASSAR POR CIRURGIA DO PULMÃO HOJE,COM CANCER NO PULMÃO. ELA NÃO FUMA MAS SEU MARIDO (MEU IRMÃO FUMA) PRAVAVELMENTE CONTRAIU A DOENÇA ATRAVEZ DA FUMAÇA DO CIGARRO!

    ResponderExcluir