Mesmo sendo mais comum a partir dos 40 anos, a prevenção deve começar cedo, pois muitas vezes não aparecem os sintomas. As doenças cardiovasculares são resultado da combinação de fatores de risco, como tabagismo, colesterol alto, diabetes, estresse, idade, hereditariedade e pressão alta. “A saúde do coração depende de hábitos saudáveis que devem começar já na infância”, afirma o cardiologista Hélio Castello. Entre as doenças mais comuns estão o infarto, insuficiência cardíaca, má circulação, arritmias e derrame cerebral. , uma boa ocasião para se falar nos cuidados que devem ser tomados para evitar o surgimento dessas doenças.
A prevenção deve começar já na alimentação. “É importante priorizar vegetais, gordura vegetal, cereais integrais e frutas. O consumo em excesso de carne vermelha, gordura animal, leite integral e seus derivados, açúcar e álcool leva a problemas cardiovasculares”, diz Patrícia Ramos, nutricionista e coordenadora do serviço de nutrição e gastronomia do Hospital Bandeirantes. A ingestão exorbitante de sal também é perigosa, principalmente para aqueles que já tem pressão alta. Manter uma alimentação saudável diminui o risco de colesterol, pressão alta e obesidade.
A prática de exercícios regularmente também é muito importante para a saúde do coração. Para obter uma vida mais saudável são necessários de 20 a 30 minutos de exercícios diários. As atividades mais indicadas são as aeróbicas, como caminhadas, natação e ciclismo. Além desses cuidados no dia a dia, as pessoas devem ter o hábito de visitar o consultório médico pelo menos uma vez por ano.
10 dicas para ter um coração sempre saudável:
> Faça exercícios com frequência;
> Mantenha uma dieta saudável;
> Fique atento ao seu peso;
> Pare de fumar;
> Evite o estresse;
> Consulte um médico com frequência;
> Verifique a pressão arterial;
> Verifique e ou faça exame de diabete;
> Monitorar seu nível de colesterol;
> Faça chec-up anualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário