quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PREVENÇAO DO CALOR

   Operações que envolvem altas temperaturas, fontes de calor radiante, umidade alta, o contato físico direto com objetos quentes, ou extenuamente atividades físicas têm um elevado potencial para induzir o estresse por calor. Os trabalhadores ocupados em tais operações, esses locais incluem ferro e fundições de aço, fundições de metais não ferrosos, fabricas de produtos de borracha, utilitários eletricos, (caldeiras, principalmente),etc. Muitos trabalhadores passam grande parte do seu dia de trabalho em um ambiente quente, muitas vezes enfrentam condições quentes que representam risco para a segurança e saúde

PREVENÇÃO DE CALOR STRESS

  • Uma variedade de controles de engenharia, incluindo ventilação geral e local de resfriamento por exaustão local nos pontos de produção de calor elevado pode ser útil. Blindagem é necessária como proteção de fontes de calor. Ventiladores também pode reduzir o calor em condições quentes . Eliminar vazamentos de vapor ajuda, modificações no equipamento, roupas de proteção são outras maneiras de reduzir os riscos de exposição ao calor dos trabalhadores.
  • Praticas de trabalho, como o fornecimento abundante de água potável - tanto quanto um litro por trabalhador e por hora - no local de trabalho pode ajudar a reduzir o risco de distúrbios do calor. Formação dos trabalhadores de primeiros socorros para reconhecer e tratar distúrbios de estresse de calor, e fazendo uma identificação nos uniformes que o mesmo é socorrista é essencial, os empregadores devem considerar também a condição física do trabalhador, um individuo para determinar a sua aptidão para trabalhar em ambientes quentes, os trabalhadores mais velhos, obesos e de pessoal em alguns tipos de medicamentos estão em maior risco.
  • Alternando o trabalho e o descanso com períodos mais longos de descanso em local fresco pode ajudar os trabalhadores a evitar o stresse por calor. Se possível, trabalho pesado deve ser agendado durante as partes mais frias do dia.
  • Aclimatação ao calor através de exposições curtas, seguidas por longos períodos de trabalho no ambiente quente pode reduzir o stresse por calor. Os novos empregados e trabalhadores que retornam de uma ausência de duas semanas ou mais devem ter um período de 5 dias de aclimatação. Esse período deve começar com 50 por cento da carga de trabalho normal e tempo de exposição no primeiro dia e, gradualmente, até chegar a 100 por cento no quinto dia.
  • Educação do empregado  é vital para que os trabalhadores estão conscientes da necessidade de repor líquidos e sais perdidos através do suor e pode reconhecer a desidratação, exaustão,desmaios,cãibras de calor, deficiência de sal, exaustão pelo calor e insolação como distúrbios do calor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário