O salário mínimo é um direito de todos os brasileiros que trabalham. Se você está no mercado de trabalho e possui uma carga-horária de até 48 horas semanais, obrigatoriamente deve receber de seu empregador uma remuneração mínima estipulada pelo Estado brasileiro. Essa remuneração, que tem o popular nome de salário mínimo, deve ser respeitada por todas as empresas que contratam funcionários.
Desde 1994, com a implantação do Real, o reajuste do salário mínimo ocorre anualmente. Apesar de ter sido regulamentada no Brasil em 1936, somente com a Constituição de 1988 o reajuste da remuneração passou a ser obrigatório e controlado. Se você trabalhou durante os anos 1980 e início dos anos 1990, deve ter acompanhado os reajustes constantes do salário mínimo que ocorriam na mesma velocidade da subida da inflação. Hoje, com a estabilidade da economia, os trabalhadores aguardam a chegada do mês de abril de cada ano para saber qual será o reajuste implantado pelo Estado brasileiro.
Caso o seu empregador não respeite esse direito, entre em contato com o sindicato de sua classe trabalhista ou compareça ao Ministério do Trabalho e Emprego de sua cidade ou estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário