segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CALAZAR PREOCUPA O RN

Perigo 

A Leishmaniose Visceral está incluída entre as grandes endemias do Brasil, com notificação de casos em 21 estados e predominância na região Nordeste, que é responsável por 89% dos casos notificados, no período de 1983 e 2007.

A doença é transmitida pela fêmea do inseto Lutzomyia, que pica cães infectados e, posteriormente, humanos. Quando contaminados, os humanos apresentam febre, emagrecimento, fraqueza, falta de apetite e inchaço da barriga. 

Os cães infectados, que precisam ser sacrificados quando diagnosticados com a doença, apresentam apatia, lesões na pele, emagrecimento, conjuntivite, queda dos pelos, e crescimento anormal das unhas.

Dicas

l A LV é uma doença que está relacionada a fatores sociais e pode ser controlada com a ajuda da população. Para isso, deve-se evitar a criação de porcos e galinhas em área urbana e manter a casa e o quintal sempre limpos. 

l As pessoas que têm cães devem permitir o acesso das autoridades sanitárias em seu domicílio para testagem dos animais e recolhimento dos que estiverem com LV. Além disso, é imprescindível comunicar a Secretaria Municipal de Saúde caso seu cão esteja infectado

Nenhum comentário:

Postar um comentário