Há 11 anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, nos meses de novembro ou dezembro, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Este ano, a 12ª edição da campanha acontecerá no dia 27 de novembro. Mais de 4 mil profissionais voluntários, incluindo médicos dermatologistas e enfermeiros, vão prestar atendimento gratuito a 40 mil pessoas em 165 postos em todo o país.
A estimativa para este ano de 2010, no Brasil, são de 115 mil novos casos de câncer de pele. Sabe-se que 65% da população brasileira não usa filtro solar quando se expõe ao sol e o maior índice de acometimento da doença é em Santa Catarina.
Campanhas assim objetivam melhorar esses números. Lesões que se manifestam como feridas que não cicatrizam, verrugas que crescem de repente ou sinais escuros que surgem ou aumentam rapidamente são indicativos para procurar um médico dermatologista. O câncer da pele tem cura quando diagnosticado precocemente, e pode ceifar vidas quando tardiamente identificado.
A prevenção é feita com filtros solares, mas são importantes outros cuidados, como evitar horário de exposição solar entre as 10h e 16h, usar camisas de mangas longas , chapéus e viseiras, bem como improvisar coberturas nos canteiros de trabalho,seja ela de madeira ou com lonas, com o objetivo de reduzir a exposição solar. Realizem a campanha em seus ambientes de trabalho, e divulguem a questão que poucos se dão o valor 'CÂNCER DE PELE .'
Nenhum comentário:
Postar um comentário