sábado, 30 de abril de 2011

AS 20 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO


Ter uma boa formação significa não apenas cursar uma faculdade que atenda as necessidades do mercado de trabalho, mas também estar ligado às inovações e ao avanço tecnológico e acadêmico que permeiam o ambiente das grandes empresas.
Anualmente, a ARWU (Academic Ranking of World Universities) disponibiliza um ranking com as quinhentas melhores universidades para se estudar. Para ter acesso à lista completa, clique aqui.
Entrar em faculdades como Harvard ou Yale é um grande desafio. Sabendo dessa dificuldade, grande parte do conteúdo e ideias que surgem nesses centros acadêmicos ficam disponíveis em portais e sites mantidos pelas universidades e pelo corpo docente.
Catraca Livre listou as vinte universidades do topo da lista e traz o link dos sites para facilitar a sua pesquisa. Agora é só entrar e favoritar para estar ligado às maiores novidades do mundo.

Conheça a P-57, um navio-plataforma de 54 mil toneladas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

DICAS - COMO SE COMPORTAR NO TRABALHO


Ter dúvidas sobre como se portar no ambiente profissional em determinadas situações é normal. Mas nem pensar em vacilar por causa delas! Três especialistas em carreira que irão ajudá-la a não cometer gafes no trabalho e, de quebra, impressionar a chefia com um comportamento na medida.

Se um colega comete um engano daqueles, devo falar algo ou espero que alguém perceba?
Túlio Arakelian, diretor executivo do Grupo AGP: Antes de qualquer pessoa, fale sobre o erro com o responsável pelo problema. Lembre-se: seja amigável para não ofendê-lo. Caso ele ignore o alerta, não é errado apontar o problema à chefia.

Posso recusar uma atividade extra proposta pela chefia?
Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional: Só faça isso depois que ganhar confiança na empresa. É nova na companhia? Então, aproveite as chances para mostrar serviço. Às vezes, fazer coisas fora de sua função - o que é bom para ganhar reconhecimento.

Terminei minhas funções, posso fazer trabalhos da faculdade?
Anderson Cavalcante, empresário: Mesmo que a companhia dê liberdade para estudar após encerrar suas funções, evite fazer isso. O ideal é terminar suas atividades e se oferecer para ajudar um colega.

A equipe está descendo a lenha no gestor. Devo contar para ele?
Eduardo: É importante respeitar a opinião de quem não gosta do chefe. Faça seu trabalho e não se envolva, pois isso pode ser o princípio de uma fofoca.

E quando a paixão aparece no trabalho, como fica?
Anderson: Pode namorar, mas beijos e piscadinhas só fora da companhia, ok?

Fiz compras pela internet. Posso mandar entregar na empresa?
Túlio: A maior parte das firmas não permite isso, mas para não ter problemas, consulte seu chefe ou o RH.

Vou sair para comer e pensei em chamar o chefe. Será que devo?
Eduardo: Existem empresas onde a hierarquia é muito forte e, nesses casos, isso é inviável. Agora, há empresas em que isso é normal e todo mundo almoça junto.

Quero dar aquela turbinada no salário. Devo falar com o chefe?
Anderson: Deve sim! Principalmente se tiver certeza de que oferece bons resultados à empresa.

Excepcionalmente não tenho com quem deixar meu filho. Posso levá-lo para trabalhar comigo?
Túlio: Tudo depende da permissão da firma. Caso não conheça a política da companhia, convém até mesmo faltar para evitar um constrangimento.

Recebi uma oferta de trabalho. Conto ao meu atual chefe?
Anderson: Leve a proposta ao seu superior e peça ajuda para estudar qual o melhor caminho para sua vida profissional.

Redução Da Jornada De Trabalho Para 40 Horas

A votação da proposta que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, de autoria do ex-deputado e hoje senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), pode acontecer no segundo semestre deste ano. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Representantes das centrais se reuniram com o presidente da Câmara, em café da manhã realizado na residência oficial, para apresentarem a pauta de reivindicação relativa ao Dia do Trabalhador - 1º de Maio. Eles querem a votação no Congresso da redução da jornada de trabalho e ainda do fim do fator previdenciário; da regulamentação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que proíbe a demissão imotivada; e do trabalho terceirizado. 

O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), disse que os trabalhadores vão intensificar a pressão no Congresso pela aprovação da redução da jornada de trabalho. "Sabemos que não é fácil. Reduzir a jornada de trabalho é uma luta de classes", disse o deputado e líder sindicalista, anunciando para o dia 2 de maio uma mobilização das centrais sindicais em todo o País em defesa da proposta.

Video - O Pior Tornado Do EUA - provocam mortes e destruição


Os violentos tornados e tempestades que atingiram o sul e o centro dos Estados Unidos nos últimos dias deixaram 305 mortos, informaram as autoridades estaduais.

“Temos 205 mortos no estado do Alabama, incluindo 36 em Tuscaloosa”, disse um porta-voz dos serviços de emergência. As tempestades mataram ainda 34 pessoas no Tennessee, 33 no Mississippi, 12 no Arkansas, 14 na Geórgia, cinco na Virgínia, dois no Missouri e uma no Kentucky.

As autoridades estimam que o número total de óbitos será conhecido apenas em vários dias, no que é considerado o pior desastre causado por tornados nos EUA.

Em função da situação, o presidente Barack Obama anunciou que fará uma visita aos locais devastados nesta sexta-feira (29).

Os estados do Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississippi, Missouri, Tennessee e Oklahoma declararam estado de emergência, e seus governadores pediram a ajuda da Guarda Nacional para as operações de resgate e limpeza.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ENTENDA - PLATAFORMAS - SONDAS


TIPOS DE SONDAS DE PERFURAÇÃO

Elas penetram e perfuram o solo geralmente em busca de petróleo e gás. Operam tanto em terra (On shore), como no mar (Off Shore). Algumas são grandes e outras relativamente pequenas.
As sondas grandes perfuram poços muito profundos com até 7.500 m ou mais. Sondas pequenas só conseguem perfurar poços rasos com até 1.500 m.
Os especialistas da Indústria petrolífera dividem as sondas em seis tipos básicos:

• Sonda Terrestre (LAND)
• Plataforma auto-elevável (Jack up)
• Plataforma fixa (Rig Plataforma)
• Plataforma Submersível (Submersible)
• Plataforma Semi-submersível (Semi submersible)
• Navio Sonda (Drill Ship)

As plataformas marítimas se classificam quanto a:

a) Finalidade
b) Mobilidade
c) Ancoragem
d) Operação

A) Finalidade

- Perfuração de poços
- Produção de poços
- Sinalização
- Mergulho
- Armazenamento
- Alojamento

B) Mobilidade

- Fixas ou Permanentes
- Móveis ( Rebocáveis, Auto Propulsoras )

C) Ancoragem

- Apoiadas no fundo ( Fixas, auto Eleváveis, Submersíveis)
- Flutuantes ( Semi submersíveis, Navios )

D) Operação

- Auto Suficientes
- Apoiadas por Tender ( Navio de Apoio )

SONDA TERRESTRE (LAND)


As sondas terrestres perfuram em terra firme. Elas representam o tipo mais comum de sondas.

Capacidade das sondas de Perfuração quanto ao Trabalho

Trabalhos
Profundidade dos Poços (m)
Leves 1.000 à 1.500
Médios 1.200 à 3.000
Pesados 3.500 à 5.000
Ultra pesados 5.500 à 7.500

DTM das Sondas Terrestres – A mobilização das sondas terrestre
pode ser feita em caminhões, tratores, trailer, barcaças, helicópteros,
mecanismos rolantes, plataformas de arrastão, e em raras ocasiões
em equipamentos pneumáticos especiais.
As sondas pequenas para serviços leves são fáceis de mover as
sondas terrestres para serviços ultra pesados podem ser difícil de mover.

PLATAFORMAS FIXAS: (Rig Plataform)


São estruturas apoiadas no fundo do mar por meio de estacas, sapatas, cascos inteiros (plataformas de concreto) geralmente são autônomas e permanecem no mesmo local por muito tempo.
Constam, no caso mais geral, de duas partes: Jaqueta e convés. A jaqueta consta normalmente de diversos módulo. Podem ser assentadas em lâminas d’água (L.A) de até 300 m. As plataformas de concreto são também plataformas fixas.

PLATAFORMA AUTO ELEVÁVEL OU JACK UP


São unidades que se apóiam no fundo do mar por meio de pernas que se movimentam verticalmente. Podem ser rebocáveis ou auto-propulsoras, geralmente se destinam à perfuração de poços, embora possam também ser empregadas para produção. Possuem 3,4,6, e até 14 pernas em forma de tubulões ou treliças, movidas por cremalheiras ou macacos com sapatas individuais.

Vantagens:

a) Não sofrem a ação das ondas e correntes após instaladas
b) Podem se apoiar mesmo em solos moles, devido às suas sapatas
c) São econômicas para lâminas d’água superiores a 25m. Operam com segurança em lâmina d’ água de até 120 m.

Desvantagens:

a) Dificuldade de ser rebocada;
b) Necessidades de remoção das pernas nos longos percursos

PLATAFORMAS SUBMERSÍVEIS
São estruturas apoiadas no fundo do mar, em geral, rebocáveis, auto-suficientes, destinadas à perfuração de poços. Os tubulões permitem a flutuação da estrutura enquanto o afundamento se processa pelo enchimento por cima dos mesmos tubulões. Podem ser utilizadas lâminas d’água de 25m. As sondas de perfuração submerssíveis incluem tipo barcaças submerssíveis compostas.

As submerssíveis tipo ártica ou tipo garrafa.

DMA – Quando a sonda vai ser movida a água é removida dos compartimentos e a sonda volta a flutuar. Elas podem ser rebocadas por rebocadores para próxima locação.

Vantagens

a) Sem movimento, depois de instalada;
b) Sem partes móveis;
c) Adequada a fundo mole.

Desvantagens

a) Limitação de lâmina d’água;
b) Dificuldade para rebocar
c) Possibilidade de deslizamento após apoiado no fundo do mar

PLATAFORMAS SEMI SUBMERSSÍVEIS – SS


São estruturas flutuantes, tem pootons, colunas, quando inundados de água os pootons fazem com que a unidade fique parcialmente submersa até uma profundidade pré-determinada. Na locação ela é mantida sobre o poço através de ancoras, presas ao fundo do mar ou por ação de propulssores (Thusters), neste caso são as Semi Submerssíveis de posicionamento dinâmico. São rebocáveis ou auto-propelidas, auto-suficientes, destinadas à perfuração de poços ou são utilizadas também como sistemas de produção.
Necessitam de um riser que para fazer a conexão entre os equipamentos que são descidos no fundo do mar e a plataforma flutuante. O equipamento de operação é montado no deck.
Neste tipo de plataforma o BOP é instalado no fundo do mar.

Vantagens

a) Elevada estabilidade;
b) Capacidade ilimitada no que se refere à lâmina d’água

Desvantagens

Dificuldade de ancoramento;
Dificuldade de rebocar
Exigência do riser e BOP submerso.

PLATAFORMA SEMI SUBMERSSÍVEL (DP)

Os posicionadores dinâmicos os (impulsores) conectados a computadores a bordo por sua vez interligados a um satélite, mantém a plataforma posicionada sobre o poço.
Algumas semi submerssíveis DP podem perfurar em lâmina d’água de mais de 2.200m.
A mobilização de uma semi submerssível se for pequenas distâncias ela mesma faz, porém para longos trechos ela é carregada por outra embarcação literalmente.

NAVIOS SONDA – NS (Drill Ship)


São estruturas flutuantes auto-propulsoras, de boa aerodinâmica, auto-suficiente e destinadas à perfuração de poços.
Os navios exigem, também riser para operações de perfuração.

Vantagens:

a) Grande mobilidade;
b) Ilimitada capacidade quanto a lâmina d’agua;
c) Menos oneroso que uma semi-submersível;

Desvantagens:

a) Deslocamentos excessivos quando instalados;
b) Espaço reduzido no convés.
c) Necessidade de riser e de BOP submerso;
d) Heave mais elevado que as semi-submersíveis.

Video- Acidente com Ônibus em Caicó na BR 427

Voo 447 • Começa nova fase da operação para resgate dos destroços do Air...


A peça estava sem a memória que guarda os dados e gravações de voz que podem ajudar a esclarecer o acidente

São Paulo. O BEA (escritório francês que investiga a segurança na aviação civil) informou, ontem, que um robô submarino encontrou o chassi de uma caixa-preta que registrou os dados do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 2009, durante o trajeto entre Rio e Paris. Os 228 ocupantes do avião morreram.

Segundo o BEA, o chassi do FDR (Flight Data Recorder) do Airbus A330 estava no fundo do mar, ao lado de outros destroços da aeronave. O módulo de memória do aparelho - Crash Survivable Memory Unit -, que contém os registros de todas as informações do voo, porém, ainda não foi localizado. Ele ficava acoplado ao lado do chassi do aparelho. A operação de resgate dos destroços do avião continua. Os investigadores esperam que as duas caixas-pretas (uma com os dados do voo e outra com o registro da conversa da cabine) possam determinar o que causou o acidente.

O primeiro mergulho em busca dos destroços do voo, localizados no começo deste mês, foi realizado na manhã de terça-feira e durou mais de 12 horas. O navio francês Ile de Sein, responsável pela operação de resgate, está na área do acidente na costa brasileira.

De acordo com o BEA, 68 pessoas estão a bordo do navio, incluindo a tripulação. Entre eles estão nove operadores do robô submarino, que irá recolher os destroços, outros técnicos da empresa americana Phoenix International, proprietária dos equipamentos, e membros do BEA.

Grupos de trabalho

Durante a viagem ao Brasil, a equipe de resgate se reuniu para analisar a organização da quinta fase de buscas, as especificações técnicas dos robôs e as medidas de segurança a bordo.

Sob a direção do BEA, dois grupos de trabalho foram formados. O primeiro continua analisando os dados e imagens da quarta fase de buscas, que localizou os destroços do Airbus A330. Segundo o órgão francês, a análise está focada nas partes da cauda do avião, onde podem estar as caixas-pretas do voo 447 da Air France.

O segundo grupo estuda os procedimentos operacionais destinados a recuperar as caixas-pretas, os computadores de bordo e as demais peças da aeronave. O comunicado do BEA não informou se os corpos das vítimas serão resgatados.

Na semana passada, a Aeronáutica afirmou que o governo francês iria buscar os corpos, mas que ainda não havia informações sobre a possibilidade do resgate. A Associação das Famílias das Vítimas do Voo 447 da Air France, porém, disse que durante reunião com o BEA ficou decidido que os corpos não seriam resgatados, o que provocou protestos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

28 DE ABRIL - DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VITIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO


Na próxima quinta-feira, 28, o direito à vida e a um ambiente de trabalho seguro será cobrado com veemência nas mobilizações do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Mais do que uma data de reflexão e de solidariedade aos trabalhadores acidentados, o dia 28 de abril tem se consolidado como uma importante frente de luta da classe trabalhadora organizada contra a exploração e a ganância dos patrões. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo menos cinco mil trabalhadores morrem diariamente em todo mundo, vítimas de acidentes e doenças ocupacionais.

São em média 270 milhões de acidentes de trabalho, vitimando anualmente homens, mulheres e crianças em todo o planeta. A cada ano, cerca de 160 milhões de trabalhadores adoecem por motivos laborais. O estudo da OIT revela ainda que entre as vítimas fatais, 22 mil são crianças. 
No Brasil, as estatísticas oficiais, referentes ao período de 2007 a 2009, apontam a ocorrência de 2.138.955 milhões de acidentes de trabalho, sendo que 35.532 mil trabalhadores ficaram  permanentemente incapacitados e 8.158 perderam suas vidas nos locais de trabalho. Muitos deles eram jovens, em plena idade produtiva, cujas mortes poderiam e deveriam ter sido evitadas.

A história do dia 28 de abril
Em 1969, no dia 28 de abril, uma mina explodiu nos Estados Unidos, matando 78 mineiros. A tragédia fez com que os trabalhadores passassem a reconhecer esta data como o dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho reconheceu oficialmente o dia 28 de abril em seu calendário de luta. No ano seguinte, os sindicatos brasileiros realizaram as primeiras manifestações em torno da data, que foi reconhecida oficialmente pelo país em 2005, através da Lei 11.121.

NATAL -RN PROIBI OS SONS TIPOS PAREDÕES


A Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão desta terça-feira (26), o Projeto de Lei nº 14/2011, de autoria do vereador Heráclito Noé, proibindo o funcionamento dos chamados “paredões de som” nas ruas, praças, praias e em todos os logradouros públicos da capital. A proposta agora será encaminhada para a sanção do Executivo e o objetivo, segundo o autor, é reduzir a poluição sonora na cidade.
Ele destacou que o projeto prevê multa a ser regulamentada pela Prefeitura. Há ainda a previsão de exceções, por exemplo, para as mobilizações sindicais e religiosas, que façam uso de equipamentos semelhantes. Heráclito Noé lembrou que a utilização dos paredões de som não resulta apenas em prejuízos à audição, devido ao volume alto normalmente adotado por quem os opera, mas também costumam gerar discussões e até mesmo atos de violência. O vereador defendeu que medidas semelhantes sejam aprovadas nas demais cidades da Região Metropolitana.

FUNDACIO MAPFRE - OFERECE 60 BOLSAS NO VALOR DE R$ 9,2 MIL


Benefícios serão concedidos a profissionais e pesquisadores das áreas de Saúde, Seguros e Gestão de Riscos, Prevenção e Meio Ambiente. Interessados devem inscrever seus trabalhos até o próximo dia 31 de maio. 

A Fundación MAPFRE, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo a formação do cidadão, concederá 60 Bolsas de Estudos, no valor de € 4 mil cada (cerca de R$ 9,2 mil), para estudantes e profissionais que queiram desenvolver programas de pesquisas nas áreas relacionadas à Saúde, Seguros e Gestão de Riscos e Prevenção e Meio Ambiente. 

Os incentivos têm como objetivo oferecer a possibilidade da troca de experiências entre profissionais iberoamericanos e portugueses, que prestam seus serviços na Administração Pública, Empresas Privadas, Serviços de Prevenção, Universidades, Centros de Saúde, Hospitais, etc.

O valor pago aos contemplados deverá ser empregado no custeio e despesas de deslocamento e estadia do pesquisador durante o tempo em que ele estiver desenvolvendo o projeto. Serão 25 bolsas na Área de Prevenção e Meio Ambiente, outras 25 na Área de Saúde e mais 10 para Formação Especializada em Seguros e Gestão do Risco, totalizando aos premiados uma quantia de € 240 mil (R$ 553 mil). As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 31 de maio e os resultados serão publicados no site da instituição no mês de julho.

De acordo com a diretora da FUNDACIÓN no Brasil, Fátima Lima, cada vez mais a instituição pratica a cidadania e o compromisso em auxiliar estudos e pesquisas para o desenvolvimento do País. "Estamos sempre atentos à necessidade de investimentos no aprendizado e aprimoramento dos estudantes e profissionais dessas áreas, para que todo o retorno resulte no engrandecimento profissional dos envolvidos e, consequentemente, no enriquecimento da sociedade e das atividades científicas no Brasil" finaliza.

As informações completas, editais e formulários podem ser encontrados no site www.fundacionmapfre.com.br

terça-feira, 26 de abril de 2011

O PETRÓLEO ESTÁ ACABANDO


Á
Não é novidade que o petróleo no mundo está acabando, e previsões recentes apontam que teremos no máximo meio século de consumo deste combustível fóssil nas taxas atuais. Essa tendência naturalmente faz com que se preveja uma subida no preço. Uma estimativa do banco HSBC, na Grã-Bretanha, aponta que haverá um significativo aumento no preço do barril até que os bio-combustíveis se tronem correntes e economicamente viáveis.
O que eles indicam, na verdade, é o seguinte: já há condições materiais para que combustíveis alternativos (e aí se incluem não só os bio-combustíveis, mas também petróleo sintético extraído de carvão, que não é renovável) suplantem o petróleo. Mas isso só acontecerá quando o preço do barril do “ouro negro” ultrapassar 150 dólares.
Atualmente, o preço está em 115 dólares (baseado na última cotação Europeia). Pode parecer que ainda falta muito para chegar aos 150, mas é bom lembrar que esse mesmo preço era de apenas 74 dólares há menos de um ano. Essa situação é agravada com as constantes guerras no Oriente Médio, e ainda mais com os recentes conflitos no Norte da África, especialmente a Líbia. Estas agitações colaboram diretamente para a ascensão no preço do barril.
O relatório do HSBC afirma que a queda na disponibilidade de petróleo vai alterar o quadro geopolítico mundial. Aqueles que têm menos fontes naturais, ou acesso e recursos de extração, vão perder espaço no jogo de interesses econômicos mundiais. Nesse particular, quem deve sair perdendo é a Europa, que é altamente vulnerável e dependente da energia não-renovável extraída de outros lugares do mundo.
É por essa razão que está se investindo pesado em novas alternativas. Ainda assim, investimento maior ainda é para achar novas fontes de petróleo, ainda não exploradas. A bola da vez são terras remotas no norte do Canadá, quase no Ártico, onde parece haver uma grande reserva de areia betuminosa descoberta recentemente.

Checklist de Obras

a) O canteiro de Obras

Item a ser checadoSimNãoNão
Existe
01 - os trabalhadores recebem treinamento?
02 - as instalações elétricas são feitas por trabalhadores habilitados?
03 - os trabalhadores são orientados quanto ao uso de EPI?
04 - os trabalhadores usam botas, uniforme e outros EPI?
05 - os trabalhadores que dirigem máquinas, caçambas, empilhadeiras, etc, tem habilitação?
06 - os trabalhadores fumam no ambiente da obra durante o trabalho?
07 - os trabalhadores tem folga para descanso?
08 - os trabalhadores estão satisfeitos com a remuneração e as condições de trabalho?
09 - os trabalhadores perdem tempo com tarefas desnecessárias?
10 - os trabalhadores tem medo de se dirigir a algum superior, (mestre, técnico ou engenheiro)?


b) Os Trabalhadores
Item a ser checadoSimNãoNão
Existe
11 - os trabalhadores recebem treinamento?
12 - as instalações elétricas são feitas por trabalhadores habilitados?
13 - os trabalhadores são orientados quanto ao uso de EPI?
14 - os trabalhadores usam botas, uniforme e outros EPI?
15 - os trabalhadores que dirigem máquinas, caçambas, empilhadeiras, etc, tem habilitação?
16 - os trabalhadores fumam no ambiente da obra durante o trabalho?
17 - os trabalhadores tem folga para descanso?
18 - os trabalhadores estão satisfeitos com a remuneração e as condições de trabalho?
19 - os trabalhadores perdem tempo com tarefas desnecessárias?
20 - os trabalhadores tem medo de se dirigir a algum superior, (mestre, técnico ou engenheiro)?


c) Refeitório e Área de Vivência
Item a ser checadoSimNãoNão
Existe
21 - as refeições são feitas no refeitório devidamente preparado para isso?
22 - o alojamento dos funcionários, camas, quartos, etc, seguem as orientações da NR-18?
23 - cada funcionário prepara individualmente sua comida?
24 - os operários trazem comida de casa ?
25 - há lugar para descanso dos operários, sem barulho, calor excessivo etc?
26 - há local para banho dos operários?
27 - há banheiros higienizados na obra?
28 - há bebedouros?
29 - os operários circulam pela obra fora do horário de trabalho e a noite?
30 - há local próprio para o lazer dos operários?


e) Maquinário e Outros Equipamentos
item a ser checadoSimNãoNão
Existe
31 - as máquinas da obra passam por revisão freqüente?
32 - o estoque de combustível das máquinas é apropriado?
33 - os trados de fazer buraco manual ou das máquinas são limpos depois do uso?
34 - as betoneiras estão em bom estado de conservação?
35 - os materiais de manutenção das máquinas são guardados em lugar adequado??
36 - colheres de pedreiro, prumos, níveis, pás, picaretas e outras ferramentas são devidamente limpas e guardadas em lugar apropriado?
37 - a iluminação da obra é boa, permitindo enxergar tudo sem fazer esforço?
38 - o guarda patrimonial da obra é encarregado de fazer a limpeza, desligar máquinas ou algum serviço que não seja o de segurança patrimonial?
39 - os cortadores de barras de ferro estão afiados e em bom estado de conservação?
40 - os fogões de fazer comida, fogareiros, maçaricos estão em bom estado de conservação?


d) SESMT
item a ser checadoSimNãoNão
Existe
41 - há CIPA na obra?
42 - a CIPA é atuante na obra?
43 - O técnico/engenheiro está regularmente na obra?
44 - aplicam-se punições aos trabalhadores ?
45 - os problemas de segurança da obra são protelados, negligenciados ou adiados?
46 - há caixa de primeiros socorros na obra?
47 - Os profissionais do SESMT/CIPA recebem treinamento específico?
48 - há intrigas entre os profissionais do SESMT/CIPA com os operários?
49 - o SESMT tem total autoridade para implementar medidas de segurança na obra?
50 - a diretoria da empresa está engajada na política de segurança do trabalho para a obra?


f) Concretagem
item a ser checadoSimNãoNão
Existe
51 - a concretagem é feita durante chuva?
52 - a obra apresenta plano de concretagem?
53 - O técnico/engenheiro civil e engenheiro de segurança acompanha a concretagem?
54 - as caixarias dos pilares e vigas foram checadas ?
55 - o pessoal é orientado para como proceder durante a concretagem?
56 - há guarda-corpo não piso que está sendo concretado?
57 - a concretagem é feita em rítmo apressado?
58 - há excesso de operários em determinado local, durante a concretagem?
59 - o vibrador de concreto está em bom estado de conservação?
60 - as cordas, baldes e roldanas estão em bom estado de conservação?


g) Carpintaria
item a ser checadoSimNãoNão
Existe
61 - as serras circulares possuem coifa?
62 - há caixa coletora de serragem?
63 - os serrotes e serras estão bem conservados e afiados?
64 - as maquitas e serras manuais possuem coifas proteção ?
65 - as ferramentas como martelo, serrotes, etc estão bem encabadas?
66 - as furadeiras estão em bom estado de conservação?
67 - os fios de conexão às tomadas estão bons?
68 - há entulhos e materiais empilhados indevidamente dentro da carpintaria?
69 - a carpintaria é coberta e protegida contra sol e chuva?
70 - os trabalhadores da carpintaria usam máscara contra poeira ou cheiro de cola?


h) Transporte de Material
item a ser checadoSimNãoNão
Existe
71 - os carrinhos-de-mão, gericas estão em bom estado de conservação?
72 - os guindastes e gruas são operados por profissionais qualificados e habilitados??
73 - os operários sobem escadarias carregando peso?
74 - sacos de cimento e cal são carregados no ombro?
75 - há passarelas sobre buracos e valetas grandes?
76 - durante o transporte de cargas pelas gruas ou guindastes os operários são avisados?
77 - a área é isolada ao se fazer carga e descarga com carregadeiras e caçambas?
78 - o elevador de cargas está em bom estado de conservação?
79 - o elevador de serviço está em bom estado de conservação?
80 - os andaimes fixo e e andaimes móveis estão em bom estado de conservação?


i) Visitantes, Serviços em Geral e de Terceiros
item a ser checadoSimNãoNão
Existe
81 - os empregados terceirizados passam por treinamento?
82 - eletricistas, encanadores e outros trabalhadores recebem orientação sobre a segurança na obra?
83 - encarregados e visitantes circulam livremente pelo canteiro de obra?
84 - as visitas à obra ocorrem em qualquer hora e a qualquer dia?
85 - é exigida ordem de serviço dos empregados terceirizados?
86 - os familiares dos operários, crianças, entram no canteiro de obra ?
87 - há animais no canteiro de obra?
88 - os operários perdem tempo olhando o tráfego ou os transeuntes?
89 - os fornecedores de materiais circulam pelo canteiro de obra?
90 - os operários comem no canteiro de obra, no local de serviço?


j) Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual
item a ser checadoSimNãoNão
Existe
91 - a obra possui proteção contra queda de material, tipo cortina sintética?
92 - a obra possui proteção contra queda de material, tipo bandejão?
93 - os equipamentos de proteção coletiva estão em bom estado de conservação?
94 - usa-se ancoradores para cordas?
95 - usa-se travas para as escadas móveis?
96 - sempre há estoque de EPI na obra, de modo a ser fornecido imediatamente ao operário quando for preciso?
97 - há serviço de transporte para hospital (ambulância)?
98 - há iluminação e energia elétrica de emergência?
99 - há extintores nos lugares necessários?


k) Outros Itens


item a ser checadoSimNãoNão
Existe
100 -  
101 -  
102 -  
103 -  
104 -  
105 -  
106 -  
107 -  
108 -  
109 -  
110 -